quarta-feira, 21 de março de 2012

CUIDADOS COM SEU FILHOTE

CUIDADOS COM SEU FILHOTE

Parabéns, você acabou de adquirir um legítimo Shih Tzu, muitas alegrias o esperam com seu novo companheiro, mas, como todo filhote, alguns cuidados são necessários para a posse responsável:

  • Ao ser levado para seu novo lar, apresente o filhote às suas novas dependências, que deve conter um kit-filhote com um pote para a ração seca, um para água, uma caminha (pode ser um cesto ou cobertor, ou mesmo um tapetinho), colocados a um certo espaço, distante da ração e da água, com jornais, para ele ser educado a fazer suas necessidades nesse determinado local.
  •  Certifique-se de que o filhote fique longe de produtos tóxicos ou perigosos.
  • Providencie a ração que o criador indicou e somente mude sob supervisão de um veterinário. Durante todo o 1º ano de vida seu cãozinho deverá comer ração especial para filhote, para garantir um bom desenvolvimento.
     
  • O filhote gosta de brinquedos, embora até os 3 meses eles durmam muito, haverá os períodos em que ele necessita de atenção e carinho, e brincar com ele é uma forma de dar carinho.
  •  Assim que ele estiver habituado ao seu novo lar, leve-o ao veterinário de sua confiança, caso não tenha, o criador indicará o veterinário responsável e que provavelmente já conhece seu filhote. O filhote deve passar por uma consulta inicial onde o veterinário indicará os cuidados básicos com alimentação, vermifugação, banhos, etc e apresentará o melhor programa de vacinação para seu cãozinho.
  • O shih tzu é um cão de pêlo longo, portanto deverá ser escovado com freqüência e tomar banhos semanais ou quinzenais, sempre se preocupando com a total secagem dos pêlos com o secador no "morno", para garantir que o cãozinho ficará totalmente seco, evitando assim o aparecimento de fungos ou até mesmo que ele pegue um resfriado.

  • Os olhos deverão ser limpos com um algodão embebido em soro fisiológico. As orelhas devem ser mantidas limpas (com produto apropriado) e secas. Caso tenha dúvidas, leve para uma limpeza na clínica veterinária.

  • Dê ossinhos de couro de boi para seu filhote, este hábito ajuda a manter os dentes e gengivas sadias.
  •  Seu filhote somente poderá passear na rua com coleira 21 dias após o término da vacinação básica, ou seja, mais ou menos com 150 dias.

Lembre-se, seu filhote é um legítimo Shih Tzu, um cãozinho de companhia, que late pouco e tem baixa atividade, não gosta muito de exercícios ou longos passeios. Adora colo, adora a presença do dono, é muito feliz e bem humorado!
Seguindo as regrinhas básicas de boa convivência e cuidando bem de seu novo amigo, vocês terão longos e bons anos de convivência juntos!!!

O esquema básico de vacinações é o seguinte:

45 dias - 1ª dose Óctupla ou Décupla
75 dias - 2ª dose Óctupla ou Décupla
105 dias - 3ª dose Óctupla ou Décupla
A partir dos 120 dias - Raiva
1 ano - Repetir as vacinas anualmente.

DADOS DO FILHOTE


Data de Nascimento:  __/__/__
Sexo:         MACHO   (  )    FÊMEA  (  )
Cor:     BICOLOR (  )    TRICOLOR (  )   

Pedigree:            SIM (  )     NÃO (  )

Ração: Natural Guabi

Vermífugo:  Drontal Puppy 3 doses aos 21/28/35 dias
OBS.:______________________________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário: